| hmin
A rede de televisão árabe Al-Jazeera divulgou nesta sexta, dia 4, uma gravação de áudio que teria sido feita pelo presidente destituído do Iraque, Saddam Hussein. Segundo a emissora, a gravação teria sido produzida no dia 14 de junho.
Não pôde haver uma confirmação imediata de que a voz na fita era realmente de Saddam. O ex-presidente iraquiano não é visto em público desde que as forças norte-americanas derrubaram seu governo no início de abril.– Eu estou no Iraque com um amigo – disse a voz na fita. – Eu digo a vocês que sinto sua falta, sinto a sua falta, ó povo amado, embora eu esteja entre vocês e em suas fileiras.
Os Estados Unidos invadiram o Iraque para livrar o país de supostas armas de destruição em massa, e esperavam ser bem recebido como libertadores pelo povo iraquiano. Mas nas últimas semanas dezenas de soldados dos EUA foram mortos numa campanha crescente e organizada de resistência armada, enquanto os EUA fracassaram em encontrar tanto Saddam quanto qualquer prova de armas de destruição em massa.
Nessa quinta-feira, os EUA ofereceram US$ 25 milhões por informações que levem à captura de Saddam ou providenciem evidências de sua morte. Recompensas similares foram oferecidas para o paradeiro de seus dois filhos, Uday e Qusay.
Na fita, a voz pedia aos iraquianos que ajudassem a proteger a resistência contra as forças norte-americanas, e para não ajudar os "ocupantes infiéis''.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.